Postado por
Cláudio Neto
às
22:27
Vontade: é a causa imediata de todas as ações. É a faculdade de escolha. Em cada ato da vontade existe uma preferência. Quando não há preferência (mas indiferença), então não pode haver volição. Querer é escolher, e escolher é decidir entre alternativas. Mas há algo que influencia a escolha, algo que determina a decisão.
Se "algo" induz a vontade a fazer uma escolha, então esse "algo" tem de ser o agente causal. Quando a vontade "escolhe", ela leva em conta certas considerações, influências. Então, a volição nada mais é do que o efeito dessas considerações/influências.
Se a vontade é "serva" de tais considerações/influências, já não é soberana. E se não é soberana, não podemos atribuir "liberdade" absoluta e nem relativa. Os atos da vontade não podem se auto-produzirem. Não podem se produzir por si mesmos. Caso contrário, estaríamos assumindo um efeito sem causa
Sempre há algo que leva a vontade a fazer uma escolha. Sendo a vontade determinada, quem a determina? O que determina a vontade é uma poderosa força motivadora que se faz sentir sobre ela. Que motivação é essa? Ora, podem ser várias: a lógica do raciocínio, o impulso das emoções, a voz da consciência, o sussurro do tentador, o poder do Espírito Santo. Então, será a maior influência que impulsionará a vontade a agir. Portanto, nós sempre agimos influenciados ou pelo mundo, ou pela carne, ou pelo diabo, ou por Senhor Deus.
Se negarmos a causalidade, então assumiremos que a vontade é indeterminada. Sendo indeterminada, o que faz ela determinar uma ação? Como pode uma vontade ser espontânea começar uma ação? Se a vontade é neutra e não predeterminada para agir de um modo ou de outro, então o que faz com que ela aja? Se a vontade parte do neutro, como pode ela sair desse ponto morto? Se insistirmos que a vontade age livremente, mesmo com considerações/influências, então porque as considerações/influências são ainda necessárias? Seria melhor deixar a vontade autônoma decidir por si mesma, sem ser influenciado por alguém.
A vontade pode agir de modo totalmente livre ao dar expressão ao caráter interior. Ela é livre na medida em que ela expressa livremente nossa natureza sem ser autônoma. A vontade age de acordo com nossa personalidade. A vontade nunca é forçada a agir contra sua propria natureza. A isso chamamos de livre agência, a vontade externando quem nós somos. Ela jamais externaria algo que fosse estranho à nossa natureza.
Ora, a Bíblia nos informa que o coração é o centro dominante do ser. "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida" (Pv 4.23). "Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios..." (Mc 7.21). Ora, os atos pecaminosos dos homens têm origem, não na vontade, mas no coração. Quando a vontade age, ela age por uma determinação. Neste caso, quem a determina é o coração. Logo, a vontade sendo serva do coração, jamais agirá diferente.
Falamos do "coração" como o âmago do ser humano. Isso tem a ver com o caráter do homem. O caráter do homem determina sua vontade. Imaginemos um pecador. Diante dele colocamos uma vida de piedade e uma vida de prazeres pecaminosos. Qual das alternativas ele escolherá? Respondo, a segunda. Ele a escolheu porque quis escolher ou foi influenciado? Se respondermos a primeira opção, então assumirem que ele igualmente poderia ter escolhido a segunda. Aí temos um problema: o pecador pode escolher ter uma vida de piedade? A Bíblia diz que não há quem faça o bem, nem um sequer!
Concluo esta parte dizendo que a vontade do homem age de acordo com a influência mais forte do momento. Ele não pode agir diferentemente.
Fonte: Blog dos Eleitos
Marcadores:
Livre Arbítrio,
Reflexão,
Vontade Humana
|
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Tradutor - Translator - Traductor - Traducteur - Traduttore - Übersetzer
Pesquisar
Frases
"Ficarei no meu posto de sentinela e tomarei posição sobre a muralha; aguardarei para ver o que Ele, o Senhor, me dirá e que resposta terei à minha queixa.
Habacuque 2, 1-3.
Então o Senhor respondeu: 'Escreva claramente a visão em tabuinhas, para que se leia facilmente.
Pois a visão aguarda um tempo designado; ela fala do fim, e não falhará. Ainda que se demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará'"Habacuque 2, 1-3.
-
Receba nossos posts por email:
Pergunte ao editor
Utilize o espaço abaixo para enviar perguntas diretamente ao editor. Elas serão respondidas no Formspring e poderão virar posts aqui no blog para auxílio de outras pessoas. Não é necessário nenhum cadastro ou identificação.
Categorias
- A. W. Pink (1)
- A. W. Tozer (4)
- Aborto (1)
- Adoração (2)
- Apologética (22)
- Ateísmo (1)
- Atualidades (3)
- Bíblia (13)
- Charge (1)
- Ciência e Fé (1)
- Citação (6)
- Clamor das Pedras (3)
- Comunhão (2)
- Cotidiano (9)
- Depravação do Homem (14)
- Desabafo (22)
- Devocional (1)
- Dons (1)
- Doutrinas (1)
- Escatologia (2)
- Evangelismo (7)
- Evolucionismo (1)
- Falsas Doutrinas (36)
- Fé e Razão (1)
- Filme (4)
- Glossolalia (1)
- Gospel (2)
- homofobia (1)
- Homossexualismo (1)
- Humor (4)
- Igreja (1)
- Ira de Deus (1)
- John Piper (7)
- Jonathan Edwards (1)
- Jovens (1)
- Judaismo (1)
- Livre Arbítrio (4)
- Mark Driscoll (1)
- Martyn Lloyd Jones (1)
- Mídia (3)
- Músicas (6)
- Oração (4)
- Páginas (3)
- Parabéns (1)
- Paul Washer (2)
- Perguntas/Respostas (11)
- Plano de Deus (2)
- Pregação (8)
- Problema do Mal (2)
- R. C. Sproul (1)
- Reflexão (61)
- Relacionamento e Sexualidade (10)
- Ressurreição (1)
- Salvação (4)
- Saúde (1)
- Sermão do Monte (1)
- Sermões (1)
- Soberania de Deus (11)
- Sola Fide (7)
- Sola Gratia (11)
- Sola Scriptura (13)
- Soli Deo Gloria (7)
- Solus Christus (10)
- Teologia (3)
- Teologia da Prosperidade (16)
- Teste (1)
- Testemunho (1)
- Tragédias (5)
- Vida Cristã (32)
- Vídeos (17)
- Vincent Cheung (3)
- Voddie Baucham (1)
- Vontade Humana (2)
- Watchman Nee (2)
- William Craig (1)
-
Seguidores
Licença para divulgação
Os textos deste blog são livres para reproduções, desde que sejam citados o(a) autor(a) e a fonte do artigo, bem como as fontes intermediárias, inclusive o Blog Antes que as Pedras Clamem.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
0 comentários:
Comentários e opiniões, mesmo que as vezes sejam divergentes, sempre são bem vindos e fazem feliz qualquer blogueiro (risos). Contudo...
1. Evite ofensas e palavrões. Mas caso você não consiga se controlar e acabe xingando a mãe de alguém (risos) nós faremos o favor de não publicar o seu comentário.
2. Não temos a obrigação de publicar comentários de Anônimos. Por este motivo sempre se identifique.